7 dicas para fazer uma boa reunião com os clientes importantes

7 dicas para fazer uma boa reunião com os clientes importantes

 

Saiba por que disciplina, organização e estudo são a base de relacionamentos comerciais de longa data

 

Para quem tem uma rotina cheia de reuniões, torná-las produtivas é mais do que uma meta. É a chave que vai garantir relações comerciais saudáveis. Otimizar os encontros com os clientes é fundamental para o empreendedor melhorar o fluxo da informação, entender as expectativas e alinhar as táticas.

Para conquistar esse espaço de confiança não basta ter boa lábia. Tudo é questão de disciplina, organização e estudo.

1. Descubra antes com quem você vai se reunir
As redes sociais são boas ferramentas para conhecer as pessoas que estarão na reunião. No LinkedIn, por exemplo, é possível acompanhar parte da trajetória profissional e acadêmica delas, bem como descobrir afinidades e contatos em comum. É importante, no entanto, usar essas informações com cautela. Cuidado para não dar a entender que você vasculhou a vida do cliente.

2. Reserve uns minutinhos para jogar conversa fora
Apesar de as vendas business to business serem racionais, a empatia e a confiança estabelecidas entre as partes são essenciais. O processo inicial de interação, em que se fala sobre esporte, família ou um hobby, é uma forma muito latina de se travar um relacionamento mais pessoal para, então, dar início à negociação empresarial.

3. Exercite a disciplina 
Desenhe uma agenda da reunião e estabeleça sua duração de acordo com a disponibilidade do cliente. No caso de um encontro de rotina, a pauta deve se basear nos próximos passos listados no evento anterior. Se possível, envie o roteiro antecipadamente para os demais participantes fazerem ajustes.

No inicio da reunião, apresente a agenda. A partir de então, jamais perca de vista a objetividade e a precisão para que o cliente sinta que você está comprometido com o tempo e o resultado dos negócios.

4. Documente todas as informações
Para garantir uma gestão eficaz no relacionamento com o cliente, use um sistema de CRM (do inglês customer relationship management) para registrar o conteúdo das reuniões. Inclua resumo, principais pontos discutidos, concordâncias, discordâncias e próximos passos.

5. Apresente o status dos projetos
Softwares de gerenciamento de projetos são bem-vindos quando existem diversas interações paralelas com o mesmo cliente. Nesse caso, um mapa de cada projeto permite que se visualize o andamento das atividades, com o que foi prometido, o que já foi entregue e o que ainda está em desenvolvimento.

6. Dose reuniões online e presenciais
Intercale encontros presenciais e online para melhorar a eficiência dos negócios. Dose cada modelo a partir da periodicidade das visitas ao cliente. Se, em um mês, o empreendedor faz três reuniões com o parceiro, uma pode ser a distância. Se os encontros ocorrem a cada dois meses, devem sempre ser presenciais para renovar a empatia e a confiança.

7. Escolha um mediador para gerenciar conflitos
Se os participantes já sabem que a reunião é para gerenciar um conflito, nomeie um mediador de comum acordo. Essa pessoa, que deve ser imparcial, ajudará a resolver o entrave. Se o impasse é conceitual ou estratégico, livros como “O Jeito Mckinsey de Ser”, de Ethan M. Rasiel, e “Gerenciamento pelas Diretrizes”, são boas opções.

 

Fonte: Revista PEGN

Share this post


Watch Dragon ball super