4 dicas de negociação para empreendedores

4 dicas de negociação para empreendedores

Controle o nervosismo e prepare-se para não se dar mal em uma negociação

 

 

Clientes, fornecedores, funcionários, parceiros. Os empreendedores passam boa parte do dia negociando e ter habilidade é fundamental. Seja uma pequena conversa com a equipe ou a negociação de preço com um comprador, as pequenas empresas costumam subestimar a importância de se preparar antes de negociar.

Os especialistas Mário Rodrigues, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), e Eduardo Ferraz dão dicas para não perder uma negociação.

1. Prepare-se

Nas pequenas empresas, o empreendedor cumpre papel de vendedor, comprador e atendimento ao cliente. Por isso, ele deve estar por dentro de tudo que acontece para se preparar para negociações. “Antes de entrar em uma mesa de negociação, é importante ter muito claro onde você está e aonde quer chegar. Descubra as intenções e alternativas do outro lado”, diz Rodrigues.

O grande erro ao não estar pronto para negociar é deixar a emoção falar mais alto. “Quando não está preparado, o empreendedor acaba agindo contaminado pelas emoções e sem objetivos claros. Desse modo, deixa de ganhar, perde pequenas e grandes oportunidades, ou pior, concorda com situações prejudiciais com receio de desagradar o interlocutor”, afirma Ferraz.

2. Controle o nervosismo

A emoção na mesa de negociação pode ser um mau negócio. Por isso, controle o nervosismo na hora de lidar com o interlocutor e não tenha medo do conflito. “É necessário saber conter esse sentimento e não permitir que a conversa seja prejudicada. Uma dica é ficar atento aos gestos para não denunciar o nervosismo”, diz Rodrigues.

Outra dica é usar seus trunfos a seu favor. “É preciso saber usar os pontos fortes sem demonstrar arrogância e atenuar os pontos fracos para se posicionar melhor em qualquer negociação”, afirma Ferraz. Demonstre experiência e credibilidade e acompanhe os padrões da pessoa para negociar melhor.

3. Pense em alternativas e não aceite tudo

Tenha alternativas em mente e pense em vários cenários antes de começar a negociar. “É fundamental preparar alternativas caso uma negociação não dê certo ou quando houver má vontade da outra parte”, diz Ferraz.

Controlar a ansiedade e seguir etapas durante a negociação também são caminhos que ajudam a desempenhar um papel melhor. Se você ceder em tudo, pode sair prejudicado. “Ceder sempre para fechar um negócio nem sempre é a melhor opção”, afirma Rodrigues.

4. Aprenda a lidar com conflitos e a perder

Se você tem medo do conflito, terá problemas ao negociar. Muitos desistem de negociar porque se assustam com o atrito. “Quase toda negociação complexa é repleta de dificuldades. Você precisará se preparar para lidar com todo tipo de pessoas, inclusive com aquelas que quase todo mundo odeia negociar”, diz Ferraz.

Nem sempre todos saem ganhando de uma negociação. Mas é importante procurar sempre um acordo vantajoso para as duas partes. “Negociar bem não significa ganhar sempre. Perder faz parte do jogo”, afirma.

 

Fonte: Revista PEGN

Share this post


Watch Dragon ball super